terça-feira, 19 de setembro de 2017

Suicídio ... o que você precisa saber?


Iremos dar uma pausa na sequencia de textos que temos trazido para refletirmos sobre outro tema muito importante. O mês de setembro é chamado setembro amarelo mês dedicado à prevenção ao suicídio.

O tema do suicídio trás consigo uma série de conotações ao imaginário da maior parte das pessoas, pensa-se muito que quem se suicida é fraco, não tem fé, buscou o caminho mais fácil de resolver o problema, não pensa na família, enfim são muitos os mitos que rondam a realidade do suicídio. Por isso, o mais importante hoje é que nos atentemos à necessidade de falar sobre esse tema.

Por muitas vezes a pessoa que se suicida busca, na verdade, interromper um ciclo de sofrimento intenso que ela não consegue lidar. Aqui é importante estarmos alerta à realidade da depressão, de uma tristeza intensa e até mesmo da falta de sentido na vida, essas pessoas tornam-se propensas ao suicídio, pois só enxergam a possibilidade de continuarem vivendo se essa parte delas que tanto sofre, for exterminada. No entanto, não tem como tirar somente uma parte da própria realidade e assim essas pessoas acabam tirando a própria vida, muito mais com a intenção de se livrarem desse intenso sofrimento.

Então, é necessário falar sobre a depressão, sobre o sofrimento humano, não como uma frescura ou fraqueza, mas como uma realidade de vida para algumas pessoas que precisam de ajuda para lidarem com essa temática. Profissionais de saúde, família, amigos, comunidade, todos precisam se envolver para darem suporte às pessoas que estão vivenciando isso.

Apoio à família que tem um membro que se suicidou também é fundamental, afinal, pode surgir daí sentimentos de culpa diante da ação do suicida. Porém, ninguém é verdadeiramente culpado, pois aprendemos desde cedo o quanto o diálogo é difícil, assim não nos acostumamos em falar sobre os problemas, maiores ou menores, o silêncio acaba sendo um refúgio. Mas, ele não é a solução, é preciso falar, é preciso dialogar sobre os sofrimentos para se obter ajuda adequada.

Então, fale sobre isso. Seja em casa com os adolescentes, jovens, seja no trabalho, na escola ou faculdade. Falar sobre o sofrimento humano pode ser um caminho seguro para prevenir o suicídio.

Lia Flávia Salviano

Nenhum comentário:

Postar um comentário