terça-feira, 7 de novembro de 2017

Atribuir sentido à vida


Chegamos ao nosso último texto do ciclo de reflexões sobre as atitudes que contribuem para ressignificar a vida, e nele iremos falar sobre a importância de atribuir sentido à própria existência. Isso implica numa disposição pessoal de enxergar os fatos além do que eles parecem ser; é permitir-se olhar a fundo os acontecimentos e as próprias escolhas para encontrar razão de viver e de buscar a felicidade.

Uma vida plena de sentido é uma vida verdadeiramente feliz. Muitas vezes, as pessoas buscam a felicidade em muitos lugares que não oferecem nada além de ilusão e não percebem que encontram apenas um alívio passageiro de suas dores. O grande engano é que acabam acreditando que esse alívio é o que faz com que sejam felizes. Nada pode produzir em nós a felicidade a não ser encontrar o sentido de nossa vida. Quem passa por essa experiência, sente-se pleno mesmo nas situações mais adversas e ameaçadoras, porque encontrou em si algo que tem dimensão muito maior que os sofrimentos que porventura venha a enfrentar.

Somente a própria pessoa é capaz de atribuir sentido à sua vida. Às vezes, é possível contar com a ajuda de alguém próximo, ou até mesmo de um profissional, para sermos auxiliados a resgatar o sentido da vida, mas jamais alguém pode impô-lo. Trata-se de uma escolha livre, pessoal e particular; cada um elege o que dará sentido à sua existência, e a partir daí sua vida irá girar em torno desse sentido. Por isso é importante fazer escolhas acertadas e amadurecidas, pois depositar o sentido da própria vida em castelos de areia seria uma verdadeira fatalidade. Por outro lado, ter como sentido de sua vida algo sólido e forte faz com que sejamos capazes de permanecer íntegros mesmo nas piores circunstâncias. E você, consegue dizer qual o sentido da sua vida hoje?

Gabriela Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário