quinta-feira, 8 de março de 2018

Psicoterapia de grupo para mulheres


Existem muitos modos e abordagens de intervenção terapêutica na Psicologia. Geralmente, quando se fala em processo terapêutico, logo vem a idéia de um profissional sentado à frente de uma pessoa que fala sozinha, num processo massante e cansativo. Muitas vezes os meios de comunicação reforçam esse estereótipo, o que desanima grande parte das pessoas em procurar esse tipo de ajuda. A verdade é que a Psicologia é um terreno muito fértil e criativo e existem muitas maneiras diferentes de se desenvolver um processo terapêutico. Entre tantas alternativas, existe a psicoterapia de grupo, que é de fato uma boa opção para se trabalhar questões pessoais conflituosas e que geram sofrimento.

A psicoterapia de grupo tem por objetivo trabalhar as questões dos participantes dentro do contexto desse grupo, como indica o próprio nome. No grupo terapêutico, os participantes têm tanto a chance de expressar as próprias questões e anseios, quanto também de ouvir a experiência das outras pessoas. Nós somos seres que podem crescer não apenas com os próprios erros ou sofrimentos, mas também participando das experiências de outras pessoas. No grupo terapêutico, isso acontece de forma particularmente eficaz.

Além desses aspectos, a psiccoterapia de grupo pode auxiliar no desenvolvimento da comunicação, na disposição à escuta e no cultivo das habilidades sociais; além da experiência de poder se revelar diante de pessoas que estão dispostas a contribuírem, e não a julgarem.

Nós da Clínica Restitutio Hominis estamos iniciando nesse mês de março um trabalho com um grupo terapêutico para mulheres. Acontecerá toda semana, a partir do dia 19 de março. Se você tem interesse nessa proposta, entre em contato para maiores informações! Será uma grande oportunidade para todas nós!

Gabriela Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário